êêê… Requião!

Lembram do Arthur Virgílio, do Amazonas? Pois é, o cara cometeu uma gafe em março deste ano… e inspirou o nosso “querido” Governador do Paraná, Requião, a cometer o mesmo (sim, o MESMO) erro do Arthur.

Antes é preciso explicar o que é Marketing Viral. Sim, tem a ver com vírus mesmo. É uma inovadora maneira de publicidade, que está sendo muito adotada atualmente. Geralmente são produções com características amadoras (mas muito criativas), ou em formato de jogos, sites interativos, que são divulgadas na mídia. São tão populares que os expectadores é quem divulgam e repassam a publicidade. Como um vírus de computador (taí o nome “viral”).

O Guaraná Antarctica, tentando promover seu produto no exterior, criou uma empresa fictícia que estava propondo investimentos na Amazônia, cedendo ou vendendo parte dela para a produção da planta guaraná. Confesso que já conhecia a muito tempo essa “publicidade viral” e já imaginava a repercussão. Mas daí a causar embaraços na esfera governamental? A gente merece…

Requião, sabedor de todas as coisas, apresentou como sendo real o vídeo de um jogo virtual em que o “representante” da empresa fictícia norte-americana Arkhos Biotech convoca as pessoas do mundo inteiro a investir na Amazônia com o intuito de preservá-la, mas sob o controle privado. Ele apresentou isso em plena Escola de Governo (uma reunião que ele protagoniza todas as terças-feiras).

roberto_requiao.jpg
Criticou: “estão vendendo a Amazônia no mundo, vendendo cotas de participação numa empresa como essa, por exemplo”. Esse Requião…

Na época do Arthur, a Antarctica divulgou uma nota em que esclarecia ter aderido a uma “ferramenta de marketing inovadora e diferenciada, o ainda pouco explorado, o alternate reality game (ARG)”. Outro exemplo de marketing viral é o do Fiat Punto. Será que requião também achará que o Punto é apenas um joguinho de computador?

Gente, cometer falhas é da nossa natureza. Mas quando se quer tratar de um assunto teoricamente “sério”, é preciso buscar informações, aprofundar-se em teorias e debates. Nossos políticos estão acostumados apenas com a suas rotineiras faláceas. Caraca! Um googlezinho não faz mal a ninguém!

Consegui o video do requião! Olhaí!!!

Pra descontrair e quebrar o gelo desse Blog, lhes dou uma notícia bombástica! Essa sim, vai mudar o rumo de nossas vidas. Então, preparem-se… o Domigo Legal (SBT), atração de Gugu Liberato ficou 11 minutos à frente do Fantástico (Globo). Das duas uma: ou o programa colocou mais uma notícia polêmica falsa (não seria esse o início do Marketing Viral?) ou o Fantástico está realmente como eu achei que estivesse… uma M! A reportagem é do Yahoo!.

gugu.jpg

 “meu pintinho amarelinho… cabe aqui na minha mão…” Vamos lá, cantem comigo!!!

Anúncios

~ por xisinho em 8/novembro/2007.

5 Respostas to “êêê… Requião!”

  1. Pior que eu assisti isso na TV. Foi hilário!
    O requião mostrando o vídeo e depois falou um monte de porcaria. O pior é que diversos dos presentes concordavam e trocavam comentários de “minha nossa”!!!

    Estranho que numa época de tanta informação falsa e falta de bom senso ainda tem gente que acredita em tudo que lê na net.
    Vou lançar um pps provando a existência de papai noel. Vai que acreditam também?

  2. Xis, espero que não se zangue. Eu achei o video da Arkhos e coloquei no seu post, e também um onde o requião tá uma outra bola fora. Quando achar a gafe (que eu assisti) eu posto também…
    A, e arrumei o link pro site da Arkhos

    Valeu

  3. Nem esquente colega… até agradeço a ajuda. Deixa eu te contar como fiz esse post. Pesquisei as matérias e montei o texto. Digitei tudo no wordpad e, na hora do almoço, quando a auditoria me deixou 20 minutos (MINUTOS) livre, eu corri, postei, achei os links, as fotos e tal. Eu tinha achado os vídeos que você postou, até pensei em ampliar o do Requião, mas no trabalho os sites são bloqueados…
    Brigaduuuu!!!!
    P.S.: Aliester em Janeiro visitando Aracaju… será que tomaremos umas???? hehehehe

  4. Boa! Que legal! Cuida dos teus esquemas, cara. Fica frio!

  5. Consegui achar o video do requeijão!!!! Tá aí pra todo mundo ver!
    Heheheh… Como é a vida no poder, ein…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: